segunda-feira, 25 de abril de 2011

Internet Explorer 9 - Uma grata surpresa, mas nem tanto

Fui verificar se havia alguma atualização pendente para o meu Windows 7, e eis que surge lá, Internet Explorer 9. Confesso que desde o update para Internet Explorer 6, nenhuma atualização do IE, me chamava atenção. Após algum tempo, acabava sempre baixando, para atualizar os componentes de Internet dele que são compartilhados com o sistema operacional.

Porém, dessa vez foi diferente. Após instalado, já notei que o programa abriu mais rápido em start time do que das outras edições. As abas não tem mais aquele tempo de conectando, mesmo para abas em about:blank. O visual está mais clean, aliás, isso parece ser uma tendência "Google Chromiana", seguida de perto pelo Firefox 4 e o Opera, e agora mais recentemente o IE9.

O navegador está aparentemente mais estável, além de uma melhora expressiva na abertura de novas páginas e na renderização das páginas. Me impressionou porque pela primeira vez desde o antigo IE6, não consegui notar diferença entre o tempo de carregamento do IE e do Firefox. A página about:blank foi substituida pela about:Tabs. E a cada nova aba aberta, aparece as ultimas paginas visitadas em thumbnais, da mesma forma que no Chrome, Safari e Opera. Do que levar a crer, os navegadores estão ficando cada vez mais parecidos.

Em uma rápida pesquisa, já que já é tarde, descobri que o IE9 embora muito melhorado e a primeira vista equivalente aos concorrentes, está muito aquém quando o assunto é tecnologias novas do ponto de vista de codificação das páginas¹. Ele possui um gerenciamento melhor de complementos, menos amolação na instalação e uma forma melhor de perguntar se desejamos salvar uma senha de forma similar aos concorrentes.

Talvez agora, a Microsoft consiga pelo menos desacelerar o crescimento vertiginoso dos concorrentes em cima de sua base de usuários, principalmente do Chrome que atintiu 10% de mercado em pouquissimo tempo, do Safari que também vem crescendo de forma acentuada e do Firefox que tem mantido seu percentual de partipação na casa dos 24%.

A tristeza fica por conta dos usuários do Windows XP, que são muitos por sinal, o novo navegador, assim como o pacote Windows Live 2011, só pode ser instalado em computadores rodando o Vista ou 7. Deixando esse mercado mais antigo para Chrome, Firefox, Safari e Opera, que possuem versões para os mais diversos sistemas operacionais, incluindo o saudoso XP.

Opinião final, o Internet Explorer 9 foi uma evolução significativa do anterior, mais rápido, mais fácil de usar, porém continua deixando a desejar no suporte a tecnologias, fato que eu mesmo presenciei ao ele travar no editor do blogger, enquanto eu digitava esse texto e também, em outros sites. Querem uma navegação tranquila? Usem o rapido e leve Opera, o minimalista Google Chrome, o apple Safari ou então, o clássico e equilibrado Firefox.

¹ - http://www.strix.art.br/2011/03/firefox-4-x-internet-explorer-9/

* esse texto foi escrito inicialmente do IE9, porém, devido a erros de suporte JS, acabei tendo de terminar por outro navegador, optei pelo Opera e só tenho a dizer, ele merece o título de mais rápido e mais seguro e não é de hoje, que eles fazem um excelente trabalho nesse navegador.

Nenhum comentário:

Postagens populares