Os modelos HDD portable S2 tem um belo design |
Ele é fácil de usar, basta tirar da embalagem, plugar o pequeno cabo usb na 'bundinha' dele e plugar no pc. Em pouco tempo o Windows ou sistema operacional equivalente, reconhece a unidade de armazenamento como se fosse um Pendrive, um 'big' pendrive, diga-se de passagem. Como toda unidade portátil, ele vem pré-formatado com uma única partição que ocupa todo seu espaço livre, e com o sistema FAT32. O mais comum que existe, compatível com diversos sistemas operacionais e usado por diversos outros dispositivos que lêem entrada usb.
Porém, o FAT32 tem alta taxa de fragmentação, limite de armazenamento de arquivos até 4 GiB, mais que isso ele não deixa, não adianta teimar. Então se você tem algum arquivo maior que 4 GiB, um rip de um dvd dual layer por exemplo, atinge facilmente 5 GiB, na melhor das hipoteses. Então é bom formatá-lo com outro sistema, NTFS se você usa Windows ou Linux, ou Ext3 se você usa Linux, apenas.
Um detalhe, por ser um dispositivo que necessita de maior potência para ligar, ele não funciona se ligado em Hubs usb, pois esses dividem a potência de uma porta pela quantidade de portas disponíveis no Hub, não conseguindo fornecer o mínimo necessário para o HDD portátil. Lembrem-se que tem HDD externos que precisam até de fonte auxiliar de tanto que 'mamam'. Mas esse não é o caso do Samsung S2, que só pede uma porta usb de verdade só pra ele. ;)
A velocidade de acesso dele em usb 2.0 não deixa muito a desejar ao HDD normal não, e é superior a de pendrives. Esse modelo de 500 GiB, vem com uma capinha para proteção do dispositivo. Dentro dele, encontramos dois softwares. O Samsung Backup para automatização de tarefas de backup e o Samsung SecretZone para criação de hdds virtuais criptografados.
Concluindo, se você está precisando de mais armazenamento, uma boa pedida são os hdds portáteis da série S2 da Samsung. São HDDs de boa capacidade, boa velocidade, fáceis de usar e com um preço bem acessível.
Outra review, com mais fotos dos dispositivos no iDrops.
C'ya