sábado, 26 de janeiro de 2013

Por que o Windows 8 é tão ruim?

Como um admirador do Windows 98 SE, Windows XP e Windows 7, tinha boas expectativas quanto ao Windows 8, mesmo sabendo da tentativa de mudança de interface, aposta da Microsoft em diminuir as diferenças entre um tablet/smartphone e um pc.

A iniciativa é interessante e o resultado é muito bonito. Provavelmente em um tablet seja uma boa opção. Mas como Sistema Operacional de PC/Notebook, ele deixa de ter algumas característica esperadas de um sistema operacional: eficiência e facilidade de uso.

Interface Metro ou Windows 8

Ao passar o mouse pelo canto inferior esquerdo da tela, vemos, onde deveria estar o botão iniciar, ao clicar em cima, abre-se a tela que é o grande destaque do Windows 8, antes chamada de interface Metro. Uma coleção de ícones dispostos em linhas e colunas e que podem ser arrastados a total gosto do usuário e alguns são atualizados dinamicamente mostrando o conteúdo de cara (perfeito para smartphones, não?)

Agora para um pc temos um desperdício imenso de espaço, usar barra de rolagem para iniciar programas, e limitadissimas opções de uso das Windows 8 Apps. Toda app leva tempos para carregar, isso mesmo em computadores potentes, imagine-se em máquinas mais antigas. O Messenger por exemplo, fica on se que saibamos de nada, não temos certeza se estamos on ou não e etcetera. 

Para vermos as janelas abertas, basta percorrermos a lateral esquerda da tela, e esperar que as janelas sejam exibidas em miniatura, bem interessante pra Tablets, mas confesso que sinto falta da velha barra de tarefas (ela ainda está presente, apenas no modo Área de trabalho, que não é possível de se utilizar em conjunto com as apps, apenas com aplicativos Windows old style.

Para desligar por exemplo, devemos passar o mouse na lateral direita da tela, esperar abrir a aba e então clicar em configurações e depois em Desligar para termos as opções de acesso ao desligamento. Algo extremamente intuitivo não? Talvez para um tablet.  Outro ponto negativo é ausência dos botões minimizar e fechar. Agora para se fechar uma janela, devemos segurá-la e arrastá para baixo da tela. Para minizar é só ir para outra App ou Aplicativo.

Explorer
Outro fato que chega a ser ridículo. Essa versão inicial simplesmente tem um Explorer tão estável quanto uma versão para Windows 3.11. Ele simplesmente trava e fecha toda hora. Algo absurdo, se pensarmos na estabilidade do Explorer do Windows 7. 

Vantagens

  • Interface Windows 8, muito bonita e diferente
  • Tão leve quanto o Windows 7
  • Usabilidade muito interessante para um Tablet

Desvantagens

  • Interface Windows 8, bonita mas nem um pouco prática para quem usa o PC com mouse. Ela causa queda de produtividade, por isso pouco recomendada para escritórios.
  • Instabilidade do sistema, provavelmente por ser uma versão inicial. Aguardamos o service pack 1 que traga correção para esses problemas
  • Ausência da opção de uso do Desktop tradicional.

Conclusão

Como já foi dito, a iniciativa da Microsoft foi muito interessante e o sistema realmente se apresenta muito bem para a convergência atual smartphone/tablets/notebooks porém a interface não é nenhum pouco prática, é muito bonita, sim! Mas não é prática e muito menos o sistema está estável o suficiente.
Se for para utilizar em um tablet, ou em um notebook para uso casual de internet ou etc, ele é uma boa opção. Para quem busca produtividade e estabilidade, essa versão não traz absolutamente nada que justifique sua compra. O bom e velho Windows 7 continua vem mais eficiente e estável.


Postagens populares