domingo, 28 de outubro de 2007

Tempos de Linux II - Experiências em quatro distros

Minha última semana está sendo bastante fria, afinal estou mexendo tanto no pinguim que não tenho tempo para ter calor humano, risos Trocadilhos a parte, vamos as novidades...
Bem, tinha instalado no meu hdd, quatro distros Linux: gNewSense, Linux Mint, Big Linux 3 e Kurumin 7...

gNewSense - Por ser uma distro livre, ela não dá suporte há muita coisa, pois a maioria os arquivos são de formato propritário: mp3, wma, aac, wmv, avi, mpeg, drivers... É uma distro leve, entre as que eu instalei foi a que ocupou menos espaço no hd, e 2.2 GiB que eu designei para ela foram suficientes... inicialmente, quer dizer. Depois de tentar compilar o arquivo do ndiswrapper, e acusar a falta do kernel source, e na falta dele. Decidi atualizar o Kernel, foi meio loucura, já que embora mexa em Linux há um ano, ainda sou usuário iniciante... Bom, até que tava indo tudo bem, até ele acusar falta de espaço em disco e terminar...
Final da minha experiência no gnewsense, por enquanto...

Linux Mint - O Linux Mint tem um belo design baseado em verde (do mint, em português menta), reconhecimento automático, é uma distro mais normal, o destaque de cara é o "menu iniciar" com função similar ao do Windows Vista. Não entrei em mais detalhes, a versão que eu testei é 3.0 ou Cassandra, também não pude me adiantar. Só instalação usando o LiveCD, ocupou todos os 2.2 GiB que eu havia reservado. Após alguns boots, nem o login era possível fazer por falta de espaço livre suficiente.

Kurumin 7 Light - Esse eu instalei depois de ter instalado o Big Linux, mas mudei a ordem por questões de estabilidade deles aqui. O Kurumin 7 Light funcionou na instalação e um boot, depois ele passou a travar todas as vezes que era iniciado. Só pra lembrar, como já devo ter citado aqui, na última tentativa de instalação do Kurumin 7 Light, ele deu erro no X e não iniciava a interface gráfica, desta vez, o erro parece estar envolvendo a ativação da placa Realtek 8180, que é feito exatamente durante o boot. Sem citar que ele não gravou o grub ao final da instalação o que fez com que eu tivesse ainda que adicionar manualmente via Big Linux.

Kurumin 7 - Para substituir a versão light, como da outra vez, escolhi a versão completa do Kurumin 7. A instalação ocorreu tudo bem, ele também não gravou o Grub, mas com jeitinho funcionou. Porém, após tudo configurado o erro que provavelmente se relaciona a placa wireless Realtek 8180 se repetiu.

Big Linux 3.0 - Ao que parece o Big Linux é baseado no Kurumin, mas os scripts são melhores acabados, ele não é um "canivete suiço" feito o Kurumin, porém possui muitos recursos que facilitam a vida dos iniciantes, além da bela interface. Com ele configurei a placa wireless usando o ndiswrapper com facilidade e instalei rapidamente no hdd. A instalação estava funcionando perfeitamente, até devido ao insucesso nas outras três, eu resolvei montar um novo esquema de partições com apenas 2 linux. Como ponto negativo, principalmente para mim, o fato de ter sido retirado do KDE, o controle de gama do monitor, na opção tela, que é extremamente útil pra mim (uso um CRT antigo que está perdendo o brilho).

Continua...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Tempos de Linux I - Mandriva One 2008, show de bola!

Muito tempo se passou desde a última vez que instalei um Linux em meu hd. Estive ocupado durante estes últimos meses num processo de transição dos meus cds para dvd. Explicarei esse processo em outros artigos, pois pode ser útil a outras pessoas.

Bem, terminei grande parte desse processo e decidir estudar um pouco de Linux. Já perdi a conta de quantas distros eu já baixei da net, a grande maioria em LiveCD, essa com certeza uma grande sacada que está popularizando muito mais rápido o tux (nome do mascote do Linux, o pinguim). Pois usando um LiveCD, você pode testar um sistema operacional completo em poucos minutos, vendo se ele é interessante ou não, e a partir daí podendo decidir se quer ele no hd ou não.

Particionando...

Isso tudo sem ter de correr o risco de ter de redimensionar partições windows antes da hora, sem correr o risco de ter sua instalação Windows comprometida. Esse último fato já aconteceu comigo, quando tentei redimensionar uma partição ntfs para usar instalar o Kurumin 7, acabei tendo de formatar tudo. Nessa oportunidade eu instalei o Ubuntu 7.04 usando todo o hd.

Redimensionar uma partição ntfs, é um processo delicado e nem sempre realizado com sucesso. Para se fazer é necessário realizar um scandisk no hd antes, depois um processo de desfragmentação especial, onde todos os dados são jogados para o começo do hd, deixando o final da partição livre. Se no final restarem dados e você tentar redimensionar a partição ela acabará se corrompendo e a chance de perda de dados é enorme.

Então se você quer se arriscar redimensionando uma partição Windows, é melhor fazer um bom backup dos seus dados essenciais antes para não ter dores de cabeça depois.

Distros

Voltando a atualidade, bem, devo ter mais de 15 distros aqui, vou listar as que lembro: Kurumin 7, Kurumin 7 Light, Ubuntu 6.10, Ubuntu 7.04, Gentoo 2006.0, Big Linux 3, PC LinuxOS 2007, CentOS 5*, Linux Mint 'Cassandra', ResoLinux 2.4, Mandriva One 2007 Springs, Ututo 2007, Ubuntu 7.10, Kurumin 6.1, gNewSense 1.1, Fedora 6, Red Hat Linux 98.

*somente livecd, a versão com instalador é necessário 6 cds, ou 1 dvd.
**as em vermelho apresentaram erros graves.

Atualmente usando uma partição de 9 GB, eu a dividi em quatro partes, quase iguais, para a instalação do gNewSense 1.1 (versão linux totalmente livre, sem drivers proprietários), Linux Mint (um simpático linux, que se destaca pelo design), Big Linux 3 (linux do brasil, com belo design e muitos recursos, mas um pouco instável) e o Kurumin Light 7 (esse último não atualizou o grub mesmo eu ordenando isso, e por esse motivo ainda não consegui acessá-lo).

Mandriva One 2008 - Fácil, fácil!

Nesse exato momento, escrevo este texto usando o Mandriva One 2008 que levei alguns dias para baixar na minha conexão de 10 Kbps. Com sorte, ele não veio corrompido. Após verificar a md5, gravei em um cd, perdi uma mídia, não sei porque, talvez minha gravadora de cds esteja em fim de carreira, gravei na dvd-ram. Reiniciei e entrei no LiveCD, sem mexer um dedo após alguns minutos o sistema estava totalmente carregado na tela.

Hora de mexer! A primeira coisa foi olhar os recursos disponíveis no menu k do sistema que usa o KDE 3.5, recursos padrões e mais alguns. Depois entrei no famoso Centro de Controle do Mandriva para tentar configurar o sistema. Fui logo em redes para configurar o acesso Wireless. Bom, a placa não foi reconhecida, então fui tentar adicionar de forma manual. O Mandriva sugere que você use o ndiswrapper para configurar. No sistema Windows NNN (Next, Next, Next), localizei os driverso do Windows XP, já que as partições ntfs já foram montadas automaticamente e em poucos segundos ele tinha configurado toda a conexao para mim, usando dhcp. Abri o Firefox, mas ele não conseguiu navegar... Eu, gato escaldado, sei que devia ser o dns. Fui lá terminei a configuração dele de forma manual e pronto, mais rápido ainda, ele se conectou e agora estou usando minha net via Livecd sem ter de instalar um driver via terminal, nem ter de compilar nada, nem ter de instalar uma maldita dependência.

Acessei email, orkut, conectei no meu msn pelo Kopete, tudo muito sossegado, como se estivesse no Windows. O próximo passo era o vídeo, pois o Mandriva de novo só permitiu a resolução máxima de 800x600. Dessa vez ao contrário da versão anterior, quando eu defini o modelo do monitor, e reiniciei o X, usando CTRL+ALT+BACK, ele já definiu como 1024x768, rapidinho, rapidinho.

A aparência do Mandriva é linda, um tom azul, com design espetacular mas sem exageros. O relógio, me lembra o velho relógio do Red Hat Linux 98, mas é tudo muito legal. Não gosto muito do sistema da barra de tarefas, pois a multi-area de trabalho, acaba ocupando um espaço grande dela, e a transição entre as janelas abertas na barra também não é muito interessante, pois por ser suave, acaba confundindo um pouco, pelo menos pra mim... Porém isso deve ser facilmente configurável.

Continua...

Postagens populares