quarta-feira, 21 de março de 2007

Que necessidade, hein?

Viciado é foda né? Fora de casa por um dia, e não é que já tô num cyber café, hahaha.. nem tenho muito do que fazer, é aquela rotininha básica: orkut, email, msn e só. A notícia hoje é bem rápida então nem há muito do que preocupar hahaha.. um abraço pra vocês.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Linux - Firefox sim, IceWeasel não, no Kurumin 7

Olá pessoal,
estou agora no meu Kurumin 7, quem acompanha o blog sabe como foi conturbado o início dessa era linux aqui, o que eu não culpo tanto a distribuição, e sim, falta de experiência e sorte...

O Kurumin 7 traz uma novidade, que eu creio já ter citado aqui. Ele vem com o IceWeasel, uma versão própria do Debian baseada no código fonte do Firefox. Só que essa versão é extremamente frágil em relação ao Firefox original da Fundação Mozilla. Por esse motivo, prefiro a confiabilidade de um dos melhores programas gratuitos disponível no mercado.

Para isso, usei passos que encontrei uma rápida pesquisa no Google. Como dizem, o Google é seu amigo, tá com dúvida, pergunte ao oráculo! :D

1) Bom, o primeiro passo é baixar o Firefox, se você estiver dentro do linux, basta ir em: http://www.getfirefox.com/

2) Então para desinstalar entre no Konsole, e digitei:

apt-get remove iceweasel

3) Descompacte o Firefox, e o coloque em alguma pasta, aqui eu o deixei em /usr/local/firefox

4) Criei um link simbólico para o Firefox na área de trabalho e adicionei o ícone do Firefox.

5) Os ícones do Kurumin na barra de tarefas e no menu K, ficam quebrados, basta você clica com o boa direito sobre eles, e atualizá-los para a nova localização do browser.

O visitante Diego, nos mandou a seguinte dica para corrigir todos os links de uma só vez.
sudo ln -s /usr/local/firefox/firefox firefox

6) O Firefox quando inicia já pergunta se deseja transformá-lo em navegador padrão.

Após instalar o Firefox, instalei a extensão do Del.icio.us, Save Image in Folder e DownloadHelper, as mesmas que eu usei no Firefox 2.0.2 do Windows e funcionaram perfeitamente.

O único ponto contra, é que o menu do Firefox ficam com letras um pouco maiores que o normal que conhecemos no Windows, mas em compensação a renderização das páginas, que é o mais importante, se mantém igual.

O Firefox é a única raposa pela qual eu tenho simpatia, rsrs

[]s

quarta-feira, 14 de março de 2007

Recomendação: FlashGet

Algum tempo atrás, eu usava um gerenciador de downloads chamado NetAnts, um excelente e leve gerenciador que eu encontrei no site da América Online na época em que eu ainda era assinante. Isso já faz muito tempo. O fato é que mesmo passando tanto tempo eu continuei a usar o bom e velho NetAnts e deixei de lado programas famosos como Download Acelerator ou GetRight, que eu sempre considerei muito pesados e cheio de coisas que não me teriam utilidade, além do mais eram shareware.

Só que o NetAnts além de ser um pouco instável (bastante, rsrs) no Windows XP, em um belo momento ele simplesmente parou de funcionar. Então tive de buscar uma outra opção. Como já usava no Firefox a extensão FlashGot pensei que seria um complemento, o FlashGet. Se pensar bem, nem sei se tem algo a ver.

Mas o que interessa é que eu comecei a usar o FlashGet e conheci um gerenciador de downloads a altura do NetAnts. Leve, rápido, completo, e fácil de usar o programa rapidamente conquistou minha simpatia com sua eficiência. O que fez com que ele se tornasse algo essencial no meu pack de reinstalação do Windows (Recomecei com isso agora, vide aqui).

FlashGet, esse eu recomendo!

terça-feira, 13 de março de 2007

Esquema de partição bem sucedido - Parte 2

Bom, no meu último post estava teclando com uma amiga no msn, então acabei tendo de abreviar o que estava escrevendo. Logo depois de ter instalado o Kurumin, último passo na instalação múltipla de SOs que descrevi no outro post. Defini o Grub como gerenciador de boot e o Windows 98/XP como default.

Assim caso nada fosse mudado durante o boot o pc contaria 9 segundos, escolheria a opção Windows 98/XP e caíria no gerenciador de boot do Windows XP para aí sim você escolher se quer usar o 98 ou o XP, por padrão ele também seleciona o XP, mas isso após uma contagem de 30 segundos. No geral eu marquei 15 segundos no Grub e mais 30 segundos no XP.

Em outro post eu explico com mais detalhes sobre o Grub. Por sinal a partição que cabia ao Conectiva já foi reformatada para NTFS, sabe como é 4 GB de espaço não dá pra disperdiçar rsrs

[]s

domingo, 11 de março de 2007

Esquema de partição bem sucedido

Galera,
como havia planejado meu novo esquema de partição foi um sucesso, ou quase rsrs...
Para particionar eu tinha na mão um HDD de 40 GB Samsung SP4011N, que na realidade tem em torno de 37.3 GB de espaço livre. Os passos foram o seguintes:

1) Com um disco de boot do windows 98, sim, um daqueles discos de boot clássicos, inclusive o meu é o mesmo há sete anos! Criei e ativei uma partição de 2.5 GB em FAT32. Aí então instalei meu Win98 nela.

Entrei no Windows 98 e mudei a letra das unidades de cd de D E para E F. No próximo passo vocês entenderão.

2) Com o cd do XP dei boot no pc, e iniciei a instalação criando uma outra partição NTFS de 12 GB e mais uma de 13.6 GB (aproximadamente 3 dvds), esta última é parar guardar os arquivos.
Instalei o XP e não configurei, mas o XP ficou na unidade D:, se eu não tivesse remanejado as unidades no 98, ele teria ficado em F, é uma alteração pouca, mas achei mais interessante deixá-lo em D, logo após o C.

3) Com o Conectiva 10 criei outras partições e instalei primeiro o Conectiva 10 e depois o Kurumin 7, com os dois compartilhando /home e Swap, mas o Conectiva 10 não funcionou, só o Kurumin 7.

Por hora é só, um abraço

quinta-feira, 8 de março de 2007

Brincando com as partições: Windows 98 e XP

Olá pessoal,
por esses dias estou ocupado em instalações e reinstalações do Windows, isso após duas semanas mexendo no Linux, entre o Kurumin e o Ubuntu. O Kurumin é uma distro excepcional de tão completa, já o Ubuntu é uma distro bonita, estável, mas longe de ser completa e com alguns bugs chatos como o de reconhecimento da placa wireless.

Agora, estou de volta ao Windows, pois percebi mexendo no Linux que o Windows não é tão "Ruindows" assim. Ainda não desisti do Linux longe disso, mas tenho tarefas que só podem ser realizadas tranquilamente, por hora, no Windows. Por isso estou reparcionando o HD.
O Windows 98, além de ser por motivos nostalgicos é para rodar jogos e programas antigos que possuem problemas de compatibilidade com o XP. O XP ainda continua sendo o porto seguro. E o Linux será instalado novamente para estudo.

O problema ainda é o tamanho das partições, tinha designado 1 GB para o Windows 98, só que com as atualizações e direct x, além do arquivo de paginação, o espaço acabou sendo pouco.
Um esquema de partição para cada objetivo é o principal, tinha designado 10 Gb para o XP para poder sobrar mais espaço para outros SO, mas o espaço acabou sendo pouco.

[]s

Postagens populares